Ouça a Rádio Ao Vivo

DER-ES anuncia conclusão das obras em 14 distritos de Santa Leopoldina

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) anunciou a conclusão das obras de pavimentação e drenagem de 54 quilômetros de estradas distribuídos em 14 trechos rurais de diferentes distritos que compõem a Bacia do Rio Mangaraí, em Santa Leopoldina. Um investimento do Governo do Estado em mais de R$ 30,5 milhões.

O anúncio do fim das obras foi feito pelo próprio diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, na noite desta quinta-feira (29), na Igreja Católica do distrito de Meia Légua, durante um encontro realizado com moradores, comerciantes, lideranças e autoridades da região.

A realização da obra foi concretizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e também o DER-ES, que assumiu e foi o responsável pela gestão e fiscalização. Os distritos contemplados, além de Meia Légua, foram: Mangaraí, Cavú, Rio do Meio, Fumaça, Holanda, Boqueirão do Santilho, Pau Amarelo, Holandinha, Tirol e Braço de Mangaraí.

As obras de pavimentação e drenagem foram realizadas em duas fases, sendo a primeira, a fase de Desenvolvimento de Projeto de Execução e uma segunda fase de execução, que obteve autorização para início somente após aprovado todo o Projeto Executivo de Obra.

O serviço foi feito dentro do prazo previsto apesar de algumas intercorrências durante o período de obras (540 dias), como, por exemplo, as fortes chuvas na região de Santa Leopoldina e adjacências em novembro e dezembro de 2022, que atingiram toda a região em que foi realizada a obra.

Freitas fez a abertura da reunião e parabenizou a comunidade pela participação e paciência durante todo o período de obras, e agradeceu aos técnicos e representantes da empresa Contek, da Cesan e do Incaper pela bela obra.

“A padronização dos dispositivos de drenagem pluvial é muito importante para que a água da chuva siga o caminho de forma correta, promovendo o devido escoamento do fluxo das águas de chuvas que ocorrem na região garantindo que sejam evitados processos erosivos e direcionando de forma correta os efluentes para os córregos e rios e minimizando a ocorrência de pontos de alagamentos, que eram frequentes antes da execução das obras”, afirmou.

Os moradores também elogiaram e agradeceram o investimento do Governo do Estado. “Essa obra é muito importante para as comunidades, principalmente quando precisamos socorrer alguém até o hospital. Outra vantagem e melhoria foi o escoamento da nossa produção até a Ceasa. A obra é uma coisa divina. Foi feito um trabalho excelente, sobretudo nos morros. Nós ficamos muito bem e só temos a agradecer ao nosso governador Casagrande e a todos que executaram essas obra”, disse o produtor rural Adelfo Pereira Sabino.

Saiba mais

  • – 54 quilômetros de obras
  • – 14 trechos rurais de distritos que compõem a Bacia do Rio Mangaraí – Santa Leopoldina
  • – 3.622,00 metros de rede de drenagem pluvial
  • – 45 quilômetros de pavimentação de Revsol
  • – 46.000,00 metros quadrados pavimentação em blocos de concreto
  • – 360.000,00 metros quadrados revegetação por hidrossemeadura

Fonte: Assessoria de Comunicação do DER-ES

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

DP de Afonso Cláudio interdita empresa por suspeita de aplicar golpe em idosos

Seleção capixaba de handebol disputa Campeonato Brasileiro Cadete

Armazéns do Porto de Vitória ganham projeto de requalificação

Casal detido em Marechal Floriano disse que anjo os orientou a praticar furtos em residências

PL que iguala aborto a homicídio tem 78% de rejeição no site da Câmara

Ferida no Líbano diz ter deixado o Brasil após agressão do marido

Vacinas contra o câncer estão em testes no Reino Unido

Estádio da Desportiva Ferroviária poderá se tornar patrimônio cultural material do Estado