Deputado propõe política para pessoas com TDAH

Proposta define ações nas áreas da saúde e educação para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção

Com o objetivo de assegurar às pessoas diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) os devidos cuidados médicos e clínicos já na primeira infância, o deputado Coronel Weliton (PRD) apresentou projeto de lei (PL) que estabelece a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com TDAH.

O PL 17/2025 prevê o diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional e acesso ao tratamento na rede pública de saúde. Paralelamente, propõe o incentivo à formação e à capacitação de profissionais para o tratamento do TDAH. O projeto ainda proíbe que estabelecimentos de ensino recusem a matrícula do aluno com esse diagnóstico, entre outras medidas. 

O autor da matéria lembra fatores que prejudicam a inserção das pessoas com TDAH na sociedade, nas atividades profissionais e na educação, tais como a falta de informação, falta de diagnóstico, ausência de políticas públicas e exclusão social. 

Na justificativa da proposição, o deputado Coronel Weliton argumenta que “Embora o TDAH não seja automaticamente classificado como uma deficiência, seus efeitos podem gerar limitações significativas que demandam políticas públicas específicas para sua mitigação. Dessa forma, cabe ao Estado atuar na formulação de políticas que assegurem o suporte necessário às pessoas com TDAH e às suas famílias, garantindo tratamento adequado, inclusão escolar e oportunidades de desenvolvimento pleno”, reforça o parlamentar. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o TDAH é uma anomalia neurobiológica de origem genética, que provoca falta de atenção, inquietação e impulsividade. Os sintomas se manifestam já na infância.

Inclusão e qualidade de vida são objetivos do projeto assinado por Coronel Weliton / Foto: Ellen Campanharo

Tramitação 

O PL, lido em plenário no dia 5 de fevereiro de 2025, passará por análise nas comissões de Constituição e Justiça; de Defesa dos Direitos Humanos; de Saúde e Saneamento; e de Finanças.

Confira o andamento do PL 17/2025.

Confira mais Notícias

Saúde

»

02.04.2025

Sesa reforça a importância dos cuidados com a saúde durante o outono

Cidades

»

02.04.2025

Cesan realizará leilão bilionário para universalizar o tratamento de esgoto em 43 municípios capixabas

Carnaval 2025

»

02.04.2025

Sorteio definirá a ordem dos desfiles do Rio Carnaval 2026 em abril

Carnaval 2025

»

07.03.2025

No adeus de Neguinho, Beija-Flor é campeã do Carnaval de 2025 no Rio de Janeiro