Ouça a Rádio Ao Vivo

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Domingos Martins (SECMADS) está intensificando a realização de ações de atualização e revisão cadastral nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pedra Azul, Sede e Ponto Alto nos meses de fevereiro e março.

O Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) desempenha um papel crucial na formulação de políticas públicas em âmbito nacional, estadual e municipal. Mais do que uma simples base de dados para famílias de baixa renda, cadastro é um instrumento que identifica e caracteriza famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

O sistema permite fornecer uma compreensão detalhada da realidade socioeconômica dessas famílias, abrangendo informações sobre o núcleo familiar, características do domicílio, formas de acesso a serviços públicos essenciais e dados individuais de cada membro familiar.

O CRAS informou que a iniciativa de atualização cadastral irá aprimorar as informações fornecidas pelas famílias durante a entrevista, corrigindo possíveis inconsistências na composição familiar, renda ou vínculo empregatício. Isto contribui para a precisão das informações no Cadastro Único, garantindo uma base de dados confiável.

A revisão cadastral é direcionada às famílias com cadastros desatualizados há mais de dois anos. Com as informações atualizadas, as famílias de baixa renda, as quais são o público-alvo dos programas sociais, podem ter prioridade no acesso a esses benefícios.

Quem precisa atualizar?

Famílias inscritas no Cadastro Único que participam de programas e serviços mencionados anteriormente, que possuem cadastros desatualizados por 24 meses ou mais. Isso inclui também as famílias unipessoais, compostas por apenas um integrante. Mudanças de endereço, número de telefone e alterações na composição familiar, como nascimento, falecimento, casamento e adoção, exigem pronta comunicação ao setor do Cadastro Único.

O CRAS da Sede (na antiga LBA) opera das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a quinta-feira. Já o CRAS Ponto Alto atende das 9h às 12h e das 13h às 15h30, especificamente às quintas-feiras. O CRAS de Pedra Azul, localizado ao lado do depósito do Supermercado Canal, está disponível das 8h às 12h e das 13h às 16h, atendendo à comunidade nas segundas e sextas-feiras.

Em caso de dúvidas acerca da localização desses postos de atendimento, entre em contato com a coordenação do Cadastro Único nos números: 27 3268-3451 e 27 996269642.

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Leptospirose: 85 casos suspeitos da doença foram registrados em Mimoso

Roberto Carlos: maior nome da música brasileira completa 83 anos na sexta (19)

Incêndio atinge empresa em Itaoca, distrito de Cachoeiro

Escritora atacada por pit bulls recebe alta após 13 dias internada

Cachoeiro: autorizada reforma do Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”

Barbeiro é detido com moto clonada em Cachoeiro

Cachoeiro: Servidor da prefeitura perde braço após acidente de trabalho

Cachoeiro recebe evento de cidades inteligentes