Ouça a Rádio Ao Vivo

Conselho da União Europeia aprova 5 bilhões de euros em ajuda para Ucrânia

Foto: Freepik

O Conselho da União Europeia decidiu nesta segunda-feira (18) aumentar o teto do Fundo Europeu para a Paz (EPF) em 5 bilhões de euros, e destinar o suplemento especificamente a Kiev, criando o novo Fundo de Assistência à Ucrânia (UAF).

“A recém-instituída UAF permitirá que a UE apoie ainda mais as exigências crescentes das Forças Armadas ucranianas através do fornecimento de equipamentos militares letais e não-letais e de formação”, disse o colegiado, em um comunicado.

“A UAF buscará maximizar o valor agregado da UE em termos de maior e melhor apoio operacional à Ucrânia, integrando os esforços bilaterais dos Estados-membros e concentrando-se no aumento das compras conjuntas pelas indústrias de defesa europeias e norueguesas”, acrescenta o texto.

A aprovação veio após meses de disputas em busca de um acordo entre os ministros dos países do bloco.

“A mensagem é clara: apoiaremos a Ucrânia com o que for necessário para que ela prevaleça”, disse Josep Borrell, alto representante da UE para Política Externa, através do X (antigo Twitter).

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou também nesta segunda que “a Rússia representa uma grave ameaça militar para o continente europeu e a segurança global”.

“Se não reagirmos de modo apropriado a nível de UE, e se não dermos à Ucrânia uma ajuda suficiente para parar a Rússia, nós seremos os próximos. Devemos, portanto, estar bem preparados em termos de defesa, e passar para o modo ‘economia de guerra’.

Fonte: Portal IG

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Leptospirose: 85 casos suspeitos da doença foram registrados em Mimoso

Roberto Carlos: maior nome da música brasileira completa 83 anos na sexta (19)

Incêndio atinge empresa em Itaoca, distrito de Cachoeiro

Escritora atacada por pit bulls recebe alta após 13 dias internada

Cachoeiro: autorizada reforma do Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”

Barbeiro é detido com moto clonada em Cachoeiro

Cachoeiro: Servidor da prefeitura perde braço após acidente de trabalho

Cachoeiro recebe evento de cidades inteligentes