Ouça a Rádio Ao Vivo

Conheça os jurados do Carnaval 2024 do Grupo Especial

A LIESGE, Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial, anunciou quem serão os 27 jurados do Carnaval de Vitória 2024.

Para os desfiles do Grupo Especial, que acontecem no sábado, dia 03/02, os jurados avaliarão as agremiações em nove quesitos oficiais: Enredo, Mestre-sala e Porta-bandeira, Comissão de Frente, Samba-enredo, Harmonia, Evolução, Bateria, Alegoria e Adereços e Fantasia.

Segundo o regulamento dos desfiles, cada jurado tem a responsabilidade de dar notas de 9 a 10 para cada escola de samba, incluindo variações decimais. As notas inferiores a 10 precisam ser justificadas por escrito. Além dos regulamentos, o Manual do Julgador é um documento importante que explica o que deve ser considerado na avaliação dos jurados.

Conheça abaixo a lista dos julgadores dos 9 quesitos oficiais, disponibilizada pela LIESGE:

JURADOS DO GRUPO ESPECIAL (sábado, 03/02)

JURADOS DE ENREDO

JOÃO GUSTAVO MELO: É doutor e mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É autor dos livros “Carnaval e Boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos”, Editora Carnavalize, 2022, e “Vestidos para Brilhar: uma Epopeia dos Grandes Destaques do Carnaval Carioca”, Selo Carnavalize, 2018. Foi diretor cultural do Salgueiro durante mais de uma década e é autor de textos de enredos para diversas escolas de samba do Rio e de São Paulo. 

RAPHAEL HOMEM: Com formação em Jornalismo e Letras. Trabalha como redator e roteirista em projetos de exposições imersivas e interativas. Tem mais de 10 anos de experiência como enredista, com atuação no carnaval do Rio de Janeiro e de Niterói. 

TIAGO RIBEIRO: É Doutorando e Mestre em Artes pela UERJ, ator e jornalista. Tem experiência como carnavalesco, julgador de desfile de escola de samba, professor (História do Carnaval) e pesquisador da área (com artigos publicados no Brasil e no exterior).

JURADOS DE ALEGORIA E ADEREÇOS

JOSÉ ANTÔNIO RODRIGUES: Pós-Graduado em Carnaval e Cultura – UNESA, Pós-Graduação em Produção Cultural – Universidade Candido Mendes, e Pós-graduado em Gestão de Carnaval e Eventos – UNESA. Atua há 18 anos como Produtor Cultural, Estilista, Professor de artes carnavalescas, e Julgador de carnaval, nas cidades do Rio de Janeiro, Guaratinguetá/SP e Vitória/ES. 

MARIA ANGELICA LESSA: Graduada em Moda e em Gestão de Carnaval, pós graduada em Produção Cultural e pós-graduada em História e Cultura Brasileira. Foi instrutora de Figurino da Fundação de Apoio a escola técnica do Teatro Martins Pena e atua no momento como Produtora Executiva Teatral. Possui trabalhos voltados à construção de alegorias e adereços, Carnavalesca, Modelista de Figurinos, Aderecista, Professora de Artes. Atua como julgadora desde 2010 nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Vitória/ES.

MAURÍCIO DE PAULA: É formado em História, Arte, Cultura, Figurino e Carnaval. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as relações de poder no Carnaval e seus impactos nas comunidades. Tem larga experiência no julgamento do quesito Enredo, Fantasias e Alegoria & Adereços, tendo atuado a partir de 2014 nas Ligas das Escolas de Samba do RJ e do ES. 

JURADOS DE FANTASIAS

LEVI DA SILVA CINTRA: É ilustrador, artista plástico e designer gráfico. Formado em Design Gráfico (UNESA), possui mais de 10 anos de atuação na área, com experiências em publicidade, marketing, figurino, ilustração e carnaval. Pós-graduado em Produção Cultural de Eventos-(UCAM). Na área de Carnaval, possui experiência como julgador nas Cidades do Rio, SP e Vitória, além de ter sido convidado pela The New Carnival Company (Londres) para realizar projeto de carnaval 2018 em Isle of Wight. É Designer (UI / UX) da empresa Ydreams Brasil, e Designer e Diretor de Projetos Especiais do G.R.E.S. Mangueira.. 

MACIEL TAVARES: Cenógrafo e Aderecista, com Bacharelado em Artes Cênicas / Cenografia e Indumentária na UNIRIO, com vários trabalhos para produções teatrais, carnaval e ações de marketing, responsável pela criação de instalações cenográficas, fantasias humanizadas e adereços em espuma para eventos corporativos. Integrou a equipe de assistentes de Joãosinho Trinta no carnaval de 1993 no G.R.E.S Unidos do Viradouro/RJ. Ator-comediante, Bailarino, Diretor e Produtor da Companhia do Humor há 26 anos, especializada em eventos teatrais corporativos.

SANDRO VASCONCELOS: Carnavalesco, Artista Plástico, Produtor Artístico, Decorador, Vitrinista e Professor de Figurinos. Há 25 anos atua como Carnavalesco junto ao universo criativo em diversas escolas de samba da Cidade do Rio de Janeiro. Na função de julgador dos quesitos fantasia e alegorias e adereços, já prestou serviços nas cidades de Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Guaratinguetá, Corumbá, Porto Alegre, Florianópolis e Uruguaiana.

 JURADOS DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA

MARCIA FREY:  Bailarina profissional, professora de dança, preparadora física, coreógrafa e ensaiadora de casal de Mestre – sala e Porta-bandeira, comissão de frente, alas coreografadas e guardiões de casal, já tendo passado por algumas agremiações do Rio de Janeiro. Sindicalizada em Ballet, Jazz, Contemporâneo e Dança do Ventre. Estudou na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Bacharela em Dança pela UFRJ, Licenciada em Dança pela AVM/UCAM, Bacharela e Licenciada em Educação Física pela UNESA, pós graduada em treinamento desportivo pela Unopar e cursando pós graduação em Educação Especial e Inovações tecnológicas pela UFRRJ. Jurada desde 2016 no quesito M. Sala & P. Bandeira pela (LIERJ-Riotur e Livres no RJ), desde 2020 em Vitória/ES. No quesito harmonia das séries: Especial, A e B do Carnaval de Niterói. Tendo feito cursos como: Carnaval sem Fronteiras: harmonia e comunicação em sintonia fina e Avaliação de Carnaval do módulo Dança pela UESP.

RUBEM GABIRA: Formado como Ator pela Contemporânea Escola de Teatro de São Paulo, como bailarino estudou na Escola Municipal de Bailados de São Paulo e Rio de Janeiro, estudou o método da Royal Academy of Dance, além de estudar Jazz, Sapateado e dança Flamenca. Ator, Cantor, bailarino, dublador diretor e coreografo participou de mais de 30 produções Musicais, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Europa, onde viveu por 12 anos. Atua como Jurado no Carnaval da Intendente Magalhães desde 2020 –(LIVRES/Riotur).

ARABEL ISSA: Mestra em ARTES (DANÇA) – UNICAMP, Graduada em Educação física – UFRJ, com especialização em ação Recreação em Lazer – UNICAMP. É BAILARINA, COREOGRAFA, PREPARADORA CORPORAL E PROFESSORA DE DANÇA. Com vasta experiência profissional em Ballet Clássico, Jazz Dance, Sapateado, Dança Moderna e Dança Contemporânea. Diretora, professora e coreógrafa da FORMATTO Dança e Ginástica, do GRUPO ATHOS (1987-1992) e (1999 até os dias atuais). Coreografa e preparadora corporal da Oficina de Teatro Musical Marcelo Caridade entre 2011 a 2020. É Professora de DANÇA da FAETEC- Fundação de Apoio à Escola Técnica desde 1999.

JURADOS DA COMISSÃO DE FRENTE

ROBERTO LIMA: Mestrando em Artes Cênicas na UNIRIO. Bailarino do corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, coreografo do Núcleo de dança para atores desde 2000, Professor da Escola de Dança Maria Olenewa do Theatro Municipal do RJ. Diretor da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói de 2002 a 2011. Diretor da Escola de Teatro Martins Pena de 2011 a 2015. Como coreografo de comissão de frente atua desde 1989, nas agremiações do Rio de Janeiro. Experiências como julgador dos quesitos, de Comissão de Frente e Mestre Sala e Porta Bandeira no Carnaval do Rio de Janeiro e Vitória.

CARLA SOARES: Artista, Coreografa, bailarina e Professora de Dança. Reconhecida pelo sindicato de Dança – RJ com especialização em Jazz. Passou pela Faculdade de Dança da Lagoa – RJ. Vivências em diversas Escolas de Samba do Rio de Janeiro com seus trabalhos coreográficos. Atualmente comanda duas comissões de Frente: G.R.E.S. União do Vilar Carioca e G.R.E.S Boi da Ilha do Governador. Coreógrafa da G.R.E.S União da Ilha do Governador -RJ desde 2010. Diretora Artista da G.R.C.S.E.S Flamanguaça 2024

AMANDA CORREA: Formada em Pedagogia, e Pós Graduada em Dança, sindicalizada pelo sindicado dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro. Atua na área do Carnaval em comissões de Frente do Grupo Especial e Série Ouro ( Rj ), como assistente Coreográfica , e coreografa de Alas e Guardiões dos primeiros casais de Mestre Salas e Portas Bandeiras do RJ.
Bailarina Formada, com experiência em Shows Brasileiros em Diversos países, e em Companhias de Dança. Atuou como cantora, bailarina e atriz no Musical “Vozes Negras a Força do Canto Feminino” RJ e SP, e em diversas novelas e seriados de Televisão.

 JURADOS DE EVOLUÇÃO

CARLOS FRAGA: É Gestor em Avaliação – Faculdade Cesgranrio, cursou Tablado – Artes Cênicas, Dança Contemporânea – Carlinhos de Jesus; com trabalhos de Produção e publicidade para TV, Cinema e comerciais – Academia de Artes Visuais do Rio de Janeiro; atua como julgador de carnaval desde 2015 LIERJ – SÉRIE A e LIVRES/Riotur.

MARCOS GUIMARAES: É Administração de Empresas, atua no universo do carnaval há mais de 25 anos com experiencia em diversas escolas de samba do Rio de Janeiro dos grupos de Acesso A e B, na função de destaque, diretor de alas e Assistente de Carnavalesco. Como julgador já atuou em Friburgo/RJ e na LIVRES-Riotur no quesito Evolução. 

ANDRÉ DE MELLO: Formado em Jornalismo e Letras com Habilitação em Literaturas Portuguesas pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Com pesquisa sobre os baluartes da G.R.E.S Portela, Monarco e Noca. É professor de língua portuguesa na prefeitura municipal de Saquarema-RJ, Jornalista, repórter e pesquisador do site sobre a Portela (www.portelamor.com). Como Julgador, atua desde 2017 nas Ligas – (LIERJ Grupo de Acesso A, NELTUR em Niterói e LIESES e LIESGE em Vitória)

JURADOS DE HARMONIA

THIAGO LACERDA: Graduado e Mestre em História. Atualmente doutorando no Programa PPGHA (Programa de Pós-graduação em História da Arte) onde desenvolve uma pesquisa, na linha arte e alteridade, tendo como foco o estudo das escolas de samba e cultura popular. Professor de História e Coordenador do Prêmio S@mba-Net há 22 anos. Tendo já atuado como julgador nos desfiles de Uruguaiana, Porto Alegre, Niterói, Batatais/SP e Vitória (LIESGE).

ELMO EVANGELISTA: Compositor, Carnavalesco, Produtor Artistico /Musical, Marketologo da ABCOP-Rio, Historiador. Experiência como julgador dos Quesitos: Harmonia, Enredo, Samba e Bateria. Foi da Equipe de Julgadores do “Mazinho” filho do saudoso Natal da Portela, julgador da Associação das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro na Gestão do presidente “Quiro” e na Federação de Blocos do Estado do Rio de Janeiro Gestão presidente Hélio Lourenço

JÚNIOR ESCAFURA: Graduação em Fisioterapia, Educação Física e Comunicação Social, com Pós- graduação Lato Sensu em Psicomotricidade. É compositor, diretor de harmonia, diretor musical, diretor de carnaval e Vice-presidente do GRES Portela. Autor dos sambas enredos da Portela, nos carnavais de 2006, 2008, 2009, 2010 e 2011. Autor do samba enredo da Estácio de Sá no carnaval de 2013. Foi Presidente da ala de compositores da Portela, de 2005 a 2013. Diretor de harmonia e carnaval da Portela nos carnavais de 2012 e 2013. Diretor Geral de Harmonia da Imperatriz Leopoldinense nos carnavais de 2015 a 2019. Diretor de carnaval da Portela de 2020 até 2022. Diretor de Harmonia do Império Serrano para 2022. Como Julgador do carnaval atuou em de Campos e LIVRES no Rio de Janeiro, e na LIESES e LIESGE em Vitória.

JURADOS DE BATERIA

ANDRÉ BONATTE: Possui formação em Teoria e Prática Musical completa (EPM). É Ritmista, Músico e Arranjador musical, Diretor de bateria do naipe tamborins do GRES Imperatriz Leopoldinense, por 15 anos, sendo atualmente o Diretor de carnaval da agremiação. Atua como jurado de bateria e samba enredo há mais de uma década, entre Rio, Vitória e Uruguaiana. 

NELSON PESTANA: Graduado no Curso de Gestão de Festas e Eventos Carnavalescos pela UNESA; Pós Graduado em Figurino e Carnaval pela UVA; atua profissionalmente como Músico Percussionista e Compositor há aproximadamente 4 décadas, e como jurado do Quesito Bateria há mais de dez anos entre Rio, Vitória e Uruguaiana.

LÉO DE PAULA: Músico percussionista, professor, produtor e compositor de trilhas sonoras para espetáculos de teatro e dança. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, leciona percussão no projeto Vale Música Espírito Santo e atua como instrutor de oficinas do Museu Capixaba do Negro (MUCANE). É pós- graduado (especialização em Educação Musical- FABRA) e graduado bacharel em música (Percussão- FAMES). Já se apresentou em países como Estados Unidos, Sérvia, Holanda, Inglaterra, Rússia, Colômbia, além de vários estados do Brasil.

JURADOS DE SAMBA ENREDO

EDUARDO MACIEL: Diretor e apresentador do GRESE Império da Tijuca. Atuou como jurado do quesito samba-enredo no carnaval de 2022 da Intendente Magalhães pela FBCERJ. Componente da Ala Cheyenne do Cacique de Ramos. Compositor e Intérprete de samba-enredo da GRESV Pau no Burro e da GRESBV Pavlova. Diretor artistico do Bloco Cultural Pegada de Malandro e vice-presidente da LISÁVEL no carnaval virtual.

MARCOS MONTEIRO: Doutor em educação, revisor de trabalhos científicos de doutorado e mestrado sobre escolas de samba. Palestrante sobre escolas de samba. Autor do livro “O mundo encantado das escolas de samba para crianças” que está em análise para publicação. Jurado do carnaval carioca desde 2015 e dos desfiles do Acesso A de Vitória desde 2019 nos grupos de Acesso e Especial.

SANDRO CARVALHO: É licenciado no curso de Letras (Português/Inglês), fez parte da Ala de compositores do GRES União da Ilha, GRES Portela e Grande Rio na cidade do Rio de Janeiro. Pós-graduado em Música/com ênfase em educação musical e composição- UNYLEYA/ RJ – 2022. Com formação e especialização de Julgador – módulos Música e Samba de Enredo / EFA-UESP 2023. Pós-graduado em Retórica e Oratória da Língua Portuguesa e Revisão Prática de textos – Universidade Anhanguera -SP (2015). Atua também como pesquisador e enredista com base nas estruturas de temas culturais. Com ênfase nas narrativas construtivas e estruturais de composições dos sambas de enredo, utiliza este conhecimento como ferramenta de trabalho, para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Como jurado atua desde 2020 julgando samba-enredo.

fonte vivasamba.com.br

Confira mais Notícias

Carnaval de Vitória: veja o horário do desfile de cada escola de samba

Veja todos os desfiles vencedores na Sapucaí desde 1985

Liga RJ abre venda de ingressos online para desfiles da série Ouro do Carnaval de 2024

Carnaval 2024: foliões desafiam a chuva no Rio em sábado de blocos como Cacique de Ramos e Desliga da Justiça

Sambão do Povo: avenida fechada para veículos para montagem do carnaval

Blocos oficiais do Rio começam a desfilar no sábado e se unem aos ‘não-oficiais’; veja lista

Rio terá 453 desfiles no carnaval de rua em 2024; 10 megablocos estão na lista da Riotur

Carnaval no Rio terá distribuição de água para foliões e uso de câmeras de identificação facial