Ouça a Rádio Ao Vivo

Com quase 400% de aumento de casos de dengue, Domingos Martins entra em alerta de alto risco

O número de incidência de casos de dengue triplicou em Domingos Martins e o município entrou em alerta de alto risco. Em combate ao mosquito transmissor da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SECSAU) criou uma “Sala de Situação” para controle da doença, para monitorar a incidência do vírus na cidade e para traçar planos estratégicos de combate ao Aedes aegypti.

O boletim epidemiológico divulgado no último dia (15), pela Secretaria de Saúde do Estado, apontou que o número de incidência de casos de dengue no município de Domingos Martins aumentou em 387%, nas seis primeiras semanas do ano. Já são 394 casos notificados em 2024.

Após o alerta epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA), em 23 de janeiro, a Vigilância Epidemiológica da SECSAU realizou, nos últimos dias 08 e 09 de fevereiro, reuniões com os agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros do município.

Nos encontros, os profissionais de saúde receberam orientações para uma interação multidisciplinar com a população, de forma que haja acompanhamento pleno dos doentes, evitando que essas pessoas não concluam o tratamento ou que não se comprometam a comparecer às unidades de saúde antes do agravamento do quadro clínico.

A gerente de Atenção Primária à Saúde do município, Laura Pansini, explica que, por ser um mosquito urbano, o inseto encontra locais propícios para seus criadouros no lixo doméstico, tornando indispensável o comprometimento da população com os dias e horários da campanha de coleta seletiva da prefeitura.

“Além do monitoramento dos casos confirmados e suspeitos de dengue, nossas equipes também foram preparadas para instruir a população a respeito da prevenção da doença, evitando favorecer o ambiente de reprodução do Aedes aegypti”, disse Laura Pansini.

VACINA – A dengue é uma doença febril causada por vírus que pode matar. O comprometimento da população no combate ao mosquito transmissor, juntamente com as iniciativas do poder público é, no momento, o único caminho para o combate a esse mal.

O Ministério da Saúde já garantiu as primeiras doses da vacina contra a dengue, que serão administradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este esquema vacinal é composto de duas doses administradas em um intervalo de três meses e, neste primeiro momento, será realizado em crianças de 10 a 14 anos. Domingos Martins está entre os primeiros 20 municípios do Espírito Santo que serão contemplados com a vacina, com expectativa de início da vacinação ainda para este mês de fevereiro.

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Recepção do Cachoeirense Ausente será nesta segunda-feira (24)

Confira as unidades de saúde que abrem neste sábado (22) para vacinação

Em operação na BR-101, PM apreende quase 30 kg de maconha

Suspeito de roubo é baleado e preso após esfaquear policial em Cachoeiro

Despedida de Jorge Moraes, sósia do técnico Jorge Jesus, acontece no Rio de Janeiro

Fogueira de Rio Novo cresce ainda mais e fica maior que um prédio de 8 andares

Espírito Santo é o 1º do Brasil nos investimentos à ciência e tecnologia