Ouça a Rádio Ao Vivo

Cobertura vacinal contra dengue segue em baixa em Domingos Martins e prefeitura amplia faixa etária

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

A prefeitura de Domingos Martins anunciou, na última segunda-feira (11), a ampliação da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 12 a 14 anos. No município, as primeiras doses já estão disponíveis e sendo aplicadas para todas as idades contempladas pela campanha.

O Ministério da Saúde decidiu ampliar o público-alvo para os 521 municípios selecionados devido à baixa adesão à campanha de vacinação. No Espírito Santo, a medida está inicialmente disponível apenas para 23 municípios do Estado.

As doses para a faixa etária de 10 a 14 anos estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município que atendem de segunda a sexta-feira, segundo o horário da Sala de Vacina de cada uma delas. O atendimento é por ordem de chegada e os responsáveis devem levar o cartão de vacinação da criança.

A Secretária de Saúde do município informou que pessoas que apresentarem sintomas de doença febril aguda ou que foram diagnosticadas com dengue há menos de 6 meses, não devem ser vacinadas e devem procurar uma unidade de saúde mais próxima. A segunda dose da vacina será aplicada num intervalo de três meses e o município aguarda o segundo lote de vacinas que ainda não tem previsão de chegada.

Apesar de 355 vacinas já terem sido aplicadas, o número representa apenas 16,64% da cobertura vacinal para o público-alvo. Em fevereiro, Domingos Martins recebeu 855 doses do imunizante e apenas 41% dessas doses foram aplicadas, acendendo um alerta para a Secretaria de Saúde do município.

A Gerente da Vigilância em Saúde, Stefany Dubberstein, explica que a vacina contra a dengue veio como uma ferramenta importante para o enfrentamento da doença. Ela diz que a ampliação irá diminuir os casos de internações e óbitos causados pelo vírus. “Essa é uma vacina segura, que já vem sendo testada há anos. Portanto, é fundamental que os pais e responsáveis não deixem de vacinar suas crianças”, afirma Stefany Dubberstein.

LEVANTAMENTO DE CASOS – O município de Domingos Martins registrou, até a última quinta-feira (7), 932 incidências de casos prováveis de dengue e segue em alerta de alto risco. Os dados são do 9º boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, com informes diários sobre dengue, zika e chikungunya. Os números aumentaram em 941%, nas nove primeiras semanas do ano.

O imunizante Qdenga foi aprovado pelo Ministério da Saúde e foi incorporado em dezembro de 2023 ao Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda, também foi aprovada pela Comissão de Incorporação de Tecnologias (Conitec) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vale lembrar que a dengue ocorre em climas tropicais e subtropicais, principalmente em áreas urbanas e semiurbanas. A dengue grave é uma das principais causas de morte entre crianças em alguns países da Ásia e da América Latina. O comprometimento da população no combate ao mosquito transmissor, juntamente com as iniciativas do poder público é, no momento, o único caminho para o combate esse mal.

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

Funai solicita Força de Segurança Nacional para TI Uru-Eu-Wau-Wau

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Programa Acredita começa hoje e prevê facilidade aos MEIs em negociação de dívidas

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Projeto Jovem Perito da Polícia Científica está com agenda de 2024 aberta

Agricultores familiares acessam políticas públicas de comercialização e melhoram renda com apoio do Incaper