Caso Roseli Valiati: advogado quer pena máxima para réu e faz alerta às mulheres

O advogado Diego Rocha é o assistente de acusação que vai auxiliar no processo contra o ex namorado da vendedora cachoeirense Roseli Valiati, assassinada aos 47 anos de idade, no dia 17 de outubro de 2021.

O julgamento do acusado, o pecuarista Alexandre Vaz Nunes, ex-namorado de Roseli, está marcado para o dia 26 de março. O advogado da família de Roseli quer a condenação máxima para o réu, por ter cometido pelo menos cinco qualificações de crimes contra ela.

Nesta entrevista, Diego Rocha também discorre sobre a escalada da violência doméstica envolvendo principalmente cônjuges que não aceitam o fim do relacionamento. Confira:

Qual a sua expectativa para o julgamento de Alexandre Nunes?

Espero que a condenação englobe todas as qualificações que ele está sendo sentenciado e que o juiz aplique a pena máxima de 30 anos ou bem próxima disso.

Quais são as qualificações do crime cometido por ele?

Feminicídio, ocultação de cadáver, motivo torpe, a forma que dificulta a defesa da vítima e posse irregular de arma de fogo. Tudo isso será trabalhado no júri para aumentar o tamanho da pena. As investigações confirmam a acusação, inclusive uma investigadora vai prestar depoimento contra ele no dia 26.

O que significa cada um desses crimes?

Motivo torpe ou fútil é aquele insignificante, desproporcional que levou ao assassinato; e no caso da Roseli foi o fato dela ter descoberto que o namorado Alexandre era casado e usava nome falso.

Recurso que dificulte a defesa da vítima porque ela estava dormindo no momento em que foi assassinada com um tiro na cabeça. Trata-se de um ato inesperado com a vítima desarmada e sem condições de se defender.

Condição do sexo feminino porque se trata de feminicídio, ou seja, um homicídio doloso praticado contra a mulher por “razões da condição de sexo feminino”, desprezando, desconsiderando a dignidade da vítima enquanto mulher.

Ocultação de cadáver é a retirada do cadáver da proteção dos legítimos detentores; ou com o seu ocultamento. O acusado escondeu o corpo de Roseli. Ela foi encontrada três dias depois em estado de decomposição.

Porte irregular de arma de fogo de uso permitido porque o réu estava em desacordo com o Estatuto do Desarmamento que proíbe portar ou adquirir sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

As penalidades previstas para violência doméstica são suficientes?

Penso que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que as penas sejam suficientes. Mas, com exceção dos casos de crimes de violência física e homicídios (feminicídios), mais importante do que a pena em si, é o apoio às vítimas, a reabilitação dos agressores e, principalmente a necessidade de uma mudança cultural mais ampla que rejeite todas as formas de violência doméstica

Por que muitos homens não se intimidam com o botão do pânico e não se mantêm distante da vítima?

A percepção de impunidade, parece ser o maior motivo, mas também, a falta de compreensão sobre a seriedade dessas medidas, junto com a principal razão desse tipo de violência, que é a crença distorcida de posse sobre a vítima. Mas, há culpa também do Estado, devido a sua incapacidade de dar uma resposta rápida, ou mesmo a leniência do sistema. Por isso é necessário tratar sempre sobre as questões culturais e sociais e perpetuam a normalização da violência.

Quem são os responsáveis? O agressor? A mulher que não denuncia? A família? O Estado?

O responsável direto será sempre o agressor, mas num contexto mais amplo, o Estado também tem culpa, devido às suas falhas, incapacidade de cumprir a lei, demora no seu dever de punir. Talvez as famílias tenham parcelas de culpa, ao não criar ambientes seguros e de apoio e ao não reforçar que a violência de qualquer forma contra a mulher é inadmissível. Temos que entender que o combate à violência contra a mulher deve ser um esforço coletivo que envolva todas as partes da sociedade.

O que fazer para que os crimes de feminicídio, estupros e espancamentos de mulheres, diminuam?

Certamente, não existe uma resposta definitiva, mas é importante que haja uma estratégia ampla que combine educação respeitosa em relação à forma de tratamento da mulher, conscientização pública, aplicação rigorosa das leis e um sistema de justiça célere e acessível – incluindo a noite, feriados e fins de semana.

Educação desde a base, sobre o respeito e igualdade são importantes. Hoje em dia se fala de educação sobre igualdade de gênero, eu digo que mais importante, é educação sobre o respeito mútuo, sobre o amor, sobre o cuidado, sobre o princípio da não-violência, principalmente nas relações de afeto, que é onde mais ocorre esse tipo de crime. Mas também a autonomia econômica da mulher é pedagógico para evitar a sensação de posse do potencial agressor.

Lei Maria da Penha funciona?

A Lei Maria da Penha, é um marco importante na proteção dos direitos das mulheres, mas apenas a letra fria da lei, impressa no papel, por si só não resolve o problema. Ela funciona, mas ainda de forma precária, é necessário que primeiro, haja uma verdadeira adesão à cultura da proteção da mulher vitima de violência, mas ao mesmo tempo, é necessário aprimorar a Lei, no sentido de melhorar sua eficácia, inclusive para evitar que inocentes sejam presos e condenados, enquanto os verdadeiros culpados continuam soltos e praticando suas mais variadas formas de violência contra a mulher.

Há casos recentes de maridos e namorados que agridem a mulher com bebê nos braços…

A mulher em situação de violência, já é considerada pessoa vulnerável. Quando se encontra com um bebê em seus braços, a sua situação de vulnerabilidade aumenta ainda mais, e coloca em risco, além da mulher a própria criança, que além de ser indivíduo em formação, além de estar também em situação de vulnerabilidade, tem a garantia constitucional da proteção integral.

Aonde vamos parar?

Para refletirmos sobre “aonde iremos parar”, devemos pensar que esse tipo de violência, não deixa de ser um dos sintomas de desequilíbrio social, em relação ao poder, ao respeito e às relações de afeto, e que mudanças podem acontecer por meio da educação familiar e escolar das crianças, principalmente dos meninos a partir da sua base educacional até a formação na idade adulta.

Que recomendação o senhor daria às mulheres que começam um relacionamento como foi o caso da Roseli?

Entendo que é importante adotar postura de cautela, sempre. Deve observar desde o início pra ver se identifica sinais de comportamento abusivo, controlador, se demonstra sinais de ciúmes excessivos, isolamento de amigos e familiares, se usa de linguagem violenta.

Observar as redes sociais também, os posicionamentos em discussões, em comentários na internet. Além disso, penso que a mulher deve sempre estabelecer limites de forma clara, principalmente no início, e observar se esses limites estão sendo respeitados.

Hoje ainda, há a possibilidade de fazer buscas do nome dele em sites dos tribunais, pra ver se já teve problemas judiciais. Ao sair para se encontrar com a pessoa, se ela tiver uma rede de apoio de confiança, seja uma amiga, um familiar, pode compartilhar a localização com essa pessoa ou rede de apoio, para ficar um pouco mais tranquila.

E caso, aconteça o primeiro sinal de violência, seja com um grito, uma ordem ou uma agressão física ou verbal, deve imediatamente romper a relação e registrar boletim de ocorrência.

Lembro que tudo isso, são sugestões para tentar garantir a segurança pessoal da mulher, o que deve ser sempre a prioridade.

Mas independentemente de qualquer coisa, é lamentável, que tenhamos chegado neste nível enquanto sociedade, em que a mulher, para poder viver, tenha que tomar tantas medidas para garantir sua própria segurança.

E se a mulher não fizer nada disso, e for vítima, ela jamais poderá ser acusada de nada, ela só é vítima e nunca, jamais culpada do que fizeram com ela.

Julgamento

O réu confesso Alexandre Nunes, acusado pelo crime de assassinato da vendedora Roseli Valiati de Farias, vai a júri popular no dia 26 deste mês de março.

O julgamento pelo Tribunal do Júri está marcado par às 9h, no Fórum Desembargador Horta Araújo, em Cachoeiro de Itapemirim.

fonte original do Dia a Dia ES

Confira mais Notícias

Cidades

»

09.12.2024

R$ 38 milhões: Governo do Estado inicia reurbanização de trecho da orla de Vila Velha

Agricultura e Pecuária

»

09.12.2024

Entenda como ficam as exportações agrícolas após acordo Mercosul-UE

Economia

»

09.12.2024

PIB do Espírito Santo cresce em todas as bases de comparação no 3º trimestre de 2024

Agricultura e Pecuária

»

29.11.2024

Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo

Geral

»

29.11.2024

Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023

Economia

»

29.11.2024

Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012

Esporte

»

27.11.2024

Governo do Estado lança nesta quarta-feira (27) votação popular para escolha do ‘Atleta do Ano 2024’

Geral

»

27.11.2024

Polícia Federal diz que golpe não ocorreu por falta de apoio do Exército e da Aeronáutica

Black Friday

»

27.11.2024

Nove em cada dez brasileiros pretendem comprar algo na Black Friday

Polícia

»

19.11.2024

PF prende militares suspeitos de planejar golpe de Estado e execução de Lula

Economia

»

19.11.2024

Empregos ligados à tecnologia cresceram 95% em 10 anos, diz pesquisa

Uncategorized

»

19.11.2024

Atleta martinense de taekwondo conquista medalha de prata nos Jogos da Juventude

Geral

»

19.11.2024

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Geral

»

19.11.2024

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Jogo da Verdade

»

14.11.2024

À Rádio Cultura, Toninho Bitencourt divulga nome de futura secretária de Saúde de Marataízes

Cidades

»

11.11.2024

Morre Helle’Nice Ferraço, ex-secretária de Educação de Cachoeiro

Cidades

»

06.11.2024

Guarapari pode se tornar a “Capital Estadual das Praias”

Geral

»

06.11.2024

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 140 milhões

Cidades

»

31.10.2024

Equipe de Castelo cria sistema inovador para evitar desperdício de água

Educação

»

31.10.2024

Chamada Escolar 2025: começa período para Rematrícula na Rede Estadual de ensino

Geral

»

31.10.2024

Governo anuncia novas regras para transporte aéreo de pets

Esporte

»

31.10.2024

Botafogo avança e faz final da Libertadores com o Atlético-MG

Saúde

»

24.10.2024

Governo do Estado celebra ampliação de leitos do SUS em Guarapari

Polícia

»

24.10.2024

Cinco pessoas são presas durante operação policial, em Cachoeiro; veja vídeo

Saúde

»

24.10.2024

Ministério da Saúde realiza a distribuição de 1,2 milhão de doses da vacina contra a Covid-19.

Cidades

»

24.10.2024

Chapa 2 lota evento e se mostra forte na disputa pela 2ª subseçãoda OAB

Carnaval 2025

»

22.10.2024

Carnaval 2025: confira todos os sambas-enredo do Grupo Especial do Rio

Polícia

»

17.10.2024

Família busca por homem de 28 anos que desapareceu há três dias em Marechal Floriano

Esporte

»

17.10.2024

Ingressos para o primeiro amistoso da Seleção Brasileira Feminina no Kleber Andrade já estão disponíveis em pontos de venda físicos

Cidades

»

17.10.2024

Maior superlua do ano pode ser vista nesta quinta-feira (17)

Polícia

»

17.10.2024

Polícia apreende 500 kg de cocaína pura em Vila Velha

Carnaval 2025

»

15.10.2024

Liesa divulga calendário dos ensaios técnicos para o Rio Carnaval 2025

Economia

»

14.10.2024

Donos de pequenos negócios no ES recebem incentivos para vendas de fim de ano

Economia

»

14.10.2024

Secretaria da Fazenda notifica 3,7 mil empresas que podem ser excluídas do Simples Nacional

Geral

»

09.10.2024

Moraes determina desbloqueio do X no Brasil

Política

»

09.10.2024

Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato

Agronegócio

»

09.10.2024

Ales prepara Feira da Agroindústria Capixaba

Clima

»

09.10.2024

Alerta de tempestade em Cachoeiro e outras cidades do Sul do Espírito Santo

Cidades

»

09.10.2024

Cachoeiro: trecho da Beira Rio com interdição total a partir desta quarta (9)

Segurança

»

08.10.2024

Ferraço se solidariza com Victor Coelho após tragédia

Polícia

»

08.10.2024

Assassinos de sogro e sogra do prefeito de Cachoeiro confessam crime

Polícia

»

03.10.2024

Espírito Santo fecha setembro com menor número de homicídios em 28 anos

Política

»

03.10.2024

Após decisão do TRE, Dorlei Fontão mantém candidatura à prefeitura de Presidente Kennedy

Economia

»

30.09.2024

Receita paga nesta segunda último lote de restituição do IR 2024

Uncategorized

»

24.09.2024

Polo Industrial de Mimoso do Sul recebe investimento de R$100 milhões que vai gerar 900 empregos

Polícia

»

24.09.2024

Fiscalização de motocicletas flagra 26 condutores sem habilitação e apreende uma arma de fogo em Santa Maria de Jetibá

Esporte

»

24.09.2024

Futsal: Brasil goleia Costa Rica e chega às quartas da Copa do Mundo

Polícia

»

24.09.2024

Justiça revoga mandado de prisão contra cantor Gusttavo Lima

Economia

»

19.09.2024

Governo do ES sanciona lei que traz mais competitividade para o setor atacadista

Polícia

»

19.09.2024

“Acesso à moradia é uma dimensão do direito à cidade”, diz urbanista