Ensaio do BlocoBuster, no Castelo, Centro do Rio — Foto: Guito Moreto – Ag O Globo
A menos de um mês do carnaval, este sábado marcou o início dos desfiles oficiais dos blocos no Rio. Se até o fim de semana passado, a rua era apenas dos cortejos independentes, sem permissão da prefeitura, a partir de agora também está aberta a temporada das 453 apresentações autorizadas pelo município. Com a mistura típica do Reinado de Momo decretada, o Centro do Rio foi palco hoje de ensaios de blocos como o Desliga da Justiça, que se prepara para comemorar seus 15 anos de existência, e do tradicional Cacique de Ramos. Nem mesmo a chuva moderada a forte que caiu na cidade conseguiu desanimar os foliões, que esbanjaram alegria e disposição para enfrentar as condições climáticas.
Para muitos, como a atriz Herika Sodré, de 31 anos, a chuva é uma aliada.
— A chuva vem de pouquinho em pouquinho, refrescando. Melhor do que aquele solzão. É só guardar as coisas em alguma bolsinha de plástico e está tudo certo — afirma a foliã.
Apesar de ainda ser a fase de ensaio, os foliões mostraram que a folia vai rolar com muita criatividade e muitos já começaram a gastar o estoque de fantasias e adereços. Em um look composto por hot pants, cropped, blusa “arrastão” colorida e glitter no rosto, Herika expressou sua paixão pelo bloco, cujo repertório vai de Nirvana a Gaby Amarantos.
— Eu comprei essa fantasia no ano passado e não usei. Vou comprando e estocando. Na abertura do carnaval, eu já vou usando fantasias — disse ela, que completou: — Adoro esse bloco porque faz releitura de umas músicas ótimas. Cantaram, por exemplo, a abertura da série “Friends”. Então traz umas memórias boas para a galera que tem mais de 30.
No bloco que tem o nome inspirado na Liga da Justiça, a fantasia de Mulher Maravilha é a mais comum. Gustavo Rad, de 41 anos, vem de Londres, onde mora, todo ano para curtir o carnaval no Rio. Curtindo o Desliga da Justiça, ele apostou em um look inspirado na personagem e ainda foi combinando com outros dois amigos.
— O Desliga da Justiça é um bloco inspirado nos super-heróis, então combinamos de todo mundo se fantasias de Mulher Maravilha. Gosto da energia de fantasia porque deixa tudo mais alegre — conta ele.
Já a psicóloga Fabiana Campos, de 48 anos, apostou num rabo de cavalo bem carnavalesco no ensaio.
— Já vou comprando vários acessórios no Centro do Rio para ir montando durante o carnaval, de acordo com o dia.
Depois do Desliga da Justiça, Fabiana, a maratonista de blocos, ainda aproveitou o ensaio do Cacique de Ramos, na Cinelândia.
Por lá, os foliões não tiveram que se preocupar com a chuva. O bar montou uma grande estrutura com lona e tinha até revista para entrada, apesar do acesso ser gratuito. O clima, no entanto, era mais de roda de samba do que de bloco, com poucas pessoas fantasiadas. Mas não desagradou a quem foi. Pelo contrário, a festa estava animada com direito a DJ tocando funk nos intervalos em que os integrantes do bloco descansavam.
– É a minha primeira vez no Cacique de Ramos e estou curtindo. Sou de Juiz de Fora e na minha cidade não tem bloco tão cedo assim. Volto pra lá no domingo, mas no carnaval venho para o Rio de novo – garante a farmacêutica Carolina Schettino, de 28 anos.
Em 2024, em homenagem aos 40 anos do Sambódromo, o Cacique e o Cordão do Bola Preta terão a honra de abrir as duas noites de desfile do Grupo Especial. Feliz com a notícia, a veterinária Michaelle Stivanello fez questão de prestigiar o ensaio do bloco do bairro onde mora e ainda compareceu com o clássico cocar.
– Já desfilei no Cacique algumas vezes. Sou de Ramos, então frequento desde criança e tenho uma relação afetiva com o Bloco. Sempre que dá venho prestigiar, seja desfilando ou no ensaio – diz ela, que pretende ir ao desfile do bloco oficial e, se não estiver trabalhando, no desfile na Sapucaí.
Enquanto isso, o Bloco Aconteceu acabou cancelando o ensaio programado para este sábado nas ruas de Santa Teresa por conta da previsão de chuva forte. Além dos foliões, os ambulantes e vendedores de comida também ficaram tristes com a notícia.
– Eu trabalho na Monte Alegre, rua em que foi marcado o ensaio, há mais de 20 anos. Então, estaria aqui de qualquer jeito. Pensei que iria lucrar hoje, mas infelizmente o ensaio foi cancelado – lamentou o vendedor de churrasquinho Moacir Gonçalves.
Mais blocos neste domingo
Neste domingo, a programação também está recheada de blocos, além de ensaios técnicos da Unidos da Tijuca e da Portela na Marquês de Sapucaí, com entrada gratuita. Veja a programação de blocos deste dia 14 de janeiro:
- Bloco Céu na Terra — das 11h às 18h, na Fundição Progresso, na Lapa. O bloco se reúne para um ensaio com convidados, entre eles, Mulheres Rodadas e DJ Beyssac.
- Alegria de Vila Isabel — às 11h, no Boulevard 28 de Setembro, 299, em Vila Isabel.
- Bloco Percussaça — às 13h30, na Pedra do Sal, na Saúde.
- Os Biquínis de Ogodô Convidam as Sungas de Odara — às 15h, no Joe & Joe Hostel, no Largo do Boticário, 26, no Cosme Velho.
- Fogo e Paixão + Haja Amor — às 16h, no Casarão do Firmino, na Rua da Relação, 19, no Centro. O ensaio aberto também terá roda de samba com Samba à Bangu, Me Encontra lá e a DJ Nicolle Neumann. O valor da entrada é colaborativo, em que o público paga o quanto quiser.
- Tambores de Olokun — às 16h, no Aterro do Flamengo, altura do bar Belmonte, número 300.
- Roda de Samba dos Cata-latas do Grajaú — às 16h, no Grajaú. O evento terá roda de samba, entrega de sambas concorrentes e Bateria Treme-Terra.
- Noites do Norte — às 17h, no Quiosque Ginga, na Avenida Atlântica, no Leme. O grupo tem repertório nortista, com guitarras, sopros e percussão.
- Máfia do Pandolfi — das 15h às 21h, na Praia de Sepetiba, altura do número 1.408, em Sepetiba. O público estimado é de 600 pessoas.
- Que Pena Amor — às 18h30, no Espaço Catete, na Rua do Catete, 98, na Glória. O grupo fará um ensaio aberto, com ingresso a R$ 10.
fonte oglobo.globo.com