Ouça a Rádio Ao Vivo

Cachoeiro 157 anos: Museu Ferroviário tem restauro em andamento

Foto Divulgação/PMCI

As obras de restauro do Museu Ferroviário “Domingos Lage”, um dos marcos históricos mais emblemáticos da cidade, estão em andamento na região central.

Datado de 1903, o edifício serviu por décadas como importante estação ferroviária. Agora, está passando por uma reforma completa para melhor abrigar um acervo que conta parte importante da história do município.

Com a ordem de serviço assinada em dezembro de 2023, as intervenções estruturais estão concentradas no telhado da estrutura, que está sendo completamente refeito.

Posteriormente, a reforma avançará para o interior do edifício. O local será totalmente modernizado e receberá adequações de acessibilidade, como uma plataforma elevatória para acesso ao segundo andar. Também está prevista a instalação de um sistema de climatização.

O restauro do imóvel, um patrimônio histórico e cultural que completou 120 anos, está sendo realizado com um investimento de quase R$ 1,2 milhão. Os recursos são provenientes do programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo, do governo estadual, obtidos com a aprovação de projeto apresentado pela gestão municipal.

As obras devem ser executadas em 365 dias, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.

IMPORTÂNCIA

“O Museu Ferroviário Domingos Lage tem representatividade histórica muito importante para nós, cachoeirenses. É o coração da cidade e um ponto de referência para os turistas. Por isso, sua restauração é um meio de preservar a memória de Cachoeiro, ao passo em que oportunizamos, às novas gerações, um espaço para conhecer melhor o passado do nosso município”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

A restauração do Museu Ferroviário Domingos Lage é um importante passo para a preservação da memória e do patrimônio histórico de Cachoeiro de Itapemirim. O espaço revitalizado permitirá que as novas gerações conheçam a história da cidade e que o museu continue a ser um ponto de referência para a cultura e o turismo local.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Campanha em Marechal Floriano arrecada duas carretas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Polícia Militar inicia Operação Colheita nos municípios das montanhas

Garantia de preço mínimo melhora renda de extrativistas de juçara no Espírito Santo

Construção de Complexo Esportivo de Santa Isabel entra na fase final

Maré meteorológica preocupa o Rio Grande do Sul: ‘Não vimos o pior cenário’

https://culturafmcastelo.com.br/mega-sena-sorteia-nesta-quinta-feira-premio-acumulado-em-r-25-milhoes/

Unidade móvel da Secretaria de Fazenda estará no Monte Cristo no sábado

Inscrições abertas para festival de quadrilhas juninas em Cachoeiro