Ouça a Rádio Ao Vivo

Benefícios da suplementação em gestantes com metilfolato e ômega 3

A maternidade começa muito antes do nascimento do bebê, principalmente quando há planejamento da gravidez. A gestação é um período de grande demanda metabólica do organismo e necessita de vários cuidados, entre eles o acompanhamento médico e nutricional. Estudos já comprovam, por exemplo, a eficácia de suplementos na saúde da gestante e criança.  

A suplementação de vitaminas e minerais é necessária para garantir o desenvolvimento do feto, além de oferecer melhor qualidade de vida para a mulher. Segundo especialistas, há carência de nutrientes durante a gestação. Por isso, alguns suplementos suprem esses déficits.   

Metilfolato  

Forma ativa da vitamina B9, o metilfolato, mais conhecido como ácido fólico, é um micronutriente frequentemente recomendado para mulheres grávidas ou que desejam engravidar. Além de prevenir defeitos no tubo neural, que ocorrem nas primeiras semanas de gestação, o metilfolato auxilia na formação do sistema nervoso, do cérebro e da medula espinhal do feto. Também pode contribuir para a redução de síndromes, como o transtorno do espectro autista, e melhorar a concentração e o desenvolvimento cognitivo e motor da criança.   

Já para a saúde da gestante, o suplemento está associado a um menor risco de desenvolver pré-eclâmpsia, redução da hipertensão gestacional e do risco de parto prematuro. O metilfolato pode contribuir também para a diminuição das chances de anemia megaloblástica durante a gravidez, condição que afeta as características dos glóbulos vermelhos e que tem como principais sintomas fadiga excessiva, dores musculares e palidez.  

Ômega 3  

O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado que pode ser encontrado em alimentos como salmão, sardinha e sementes de linhaça e chia. Há benefícios nas duas formas mais abundantes de ômega 3: EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico). O suplemento auxilia na nutrição materno-infantil, além de garantir um desenvolvimento adequado do sistema nervoso fetal e da visão. Também é essencial para a formação de neurônios e conexões cerebrais.   

O DHA é uma das gorduras essenciais encontradas na retina dos olhos, sendo importante também no auxílio da manutenção da saúde visual. Outro benefício diz respeito à saúde vascular da gestante. O EPA possui efeito cardioprotetor, auxiliando na redução dos níveis de triglicerídeos, além de atuar na redução inflamatória do organismo.   

Apesar de inúmeros benefícios para a saúde, o metilfolato e ômega 3 devem ser recomendados individualmente por médicos e nutricionistas. A dosagem personalizada contribui para a segurança da suplementação em uma das fases mais importantes da vida da mulher. Se a gravidez está nos planos, não deixe de conversar com profissionais da área.  

Fonte: NB Press Comunicação/ Foto: Freepik

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Recepção do Cachoeirense Ausente será nesta segunda-feira (24)

Confira as unidades de saúde que abrem neste sábado (22) para vacinação

Em operação na BR-101, PM apreende quase 30 kg de maconha

Suspeito de roubo é baleado e preso após esfaquear policial em Cachoeiro

Despedida de Jorge Moraes, sósia do técnico Jorge Jesus, acontece no Rio de Janeiro

Fogueira de Rio Novo cresce ainda mais e fica maior que um prédio de 8 andares

Espírito Santo é o 1º do Brasil nos investimentos à ciência e tecnologia