Ouça a Rádio Ao Vivo

Benefícios da suplementação em gestantes com metilfolato e ômega 3

A maternidade começa muito antes do nascimento do bebê, principalmente quando há planejamento da gravidez. A gestação é um período de grande demanda metabólica do organismo e necessita de vários cuidados, entre eles o acompanhamento médico e nutricional. Estudos já comprovam, por exemplo, a eficácia de suplementos na saúde da gestante e criança.  

A suplementação de vitaminas e minerais é necessária para garantir o desenvolvimento do feto, além de oferecer melhor qualidade de vida para a mulher. Segundo especialistas, há carência de nutrientes durante a gestação. Por isso, alguns suplementos suprem esses déficits.   

Metilfolato  

Forma ativa da vitamina B9, o metilfolato, mais conhecido como ácido fólico, é um micronutriente frequentemente recomendado para mulheres grávidas ou que desejam engravidar. Além de prevenir defeitos no tubo neural, que ocorrem nas primeiras semanas de gestação, o metilfolato auxilia na formação do sistema nervoso, do cérebro e da medula espinhal do feto. Também pode contribuir para a redução de síndromes, como o transtorno do espectro autista, e melhorar a concentração e o desenvolvimento cognitivo e motor da criança.   

Já para a saúde da gestante, o suplemento está associado a um menor risco de desenvolver pré-eclâmpsia, redução da hipertensão gestacional e do risco de parto prematuro. O metilfolato pode contribuir também para a diminuição das chances de anemia megaloblástica durante a gravidez, condição que afeta as características dos glóbulos vermelhos e que tem como principais sintomas fadiga excessiva, dores musculares e palidez.  

Ômega 3  

O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado que pode ser encontrado em alimentos como salmão, sardinha e sementes de linhaça e chia. Há benefícios nas duas formas mais abundantes de ômega 3: EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico). O suplemento auxilia na nutrição materno-infantil, além de garantir um desenvolvimento adequado do sistema nervoso fetal e da visão. Também é essencial para a formação de neurônios e conexões cerebrais.   

O DHA é uma das gorduras essenciais encontradas na retina dos olhos, sendo importante também no auxílio da manutenção da saúde visual. Outro benefício diz respeito à saúde vascular da gestante. O EPA possui efeito cardioprotetor, auxiliando na redução dos níveis de triglicerídeos, além de atuar na redução inflamatória do organismo.   

Apesar de inúmeros benefícios para a saúde, o metilfolato e ômega 3 devem ser recomendados individualmente por médicos e nutricionistas. A dosagem personalizada contribui para a segurança da suplementação em uma das fases mais importantes da vida da mulher. Se a gravidez está nos planos, não deixe de conversar com profissionais da área.  

Fonte: NB Press Comunicação/ Foto: Freepik

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte