Ouça a Rádio Ao Vivo

Bahia terá Parque Tecnológico Aeroespacial para pesquisas avançadas

A criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia foi formalizada, nesta quinta-feira (18), em Salvador (BA), com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O complexo vai viabilizar pesquisas avançadas e inovação no campo aeroespacial e fomentar o ensino. A expectativa é que sejam investidos R$ 650 milhões na construção do parque e um valor equivalente em equipamentos e laboratórios, por meio de parceria entre governos federal, estadual e iniciativa privada.

Na cerimônia, o Ministério da Defesa, o Comando da Aeronáutica, o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec) assinaram o acordo de parceria. Também foram assinados memorandos de entendimento com instituições privadas.

Em discurso, o Presidente Lula afirmou que o Brasil tem enorme potencial e que nenhum País se desenvolve sem investimentos em educação. Segundo Lula, o recurso destinado à educação deve ser considerado investimento e o retorno é extraordinário. “Vir aqui anunciar o lançamento de um parque aeroespacial não é uma coisa qualquer”. E acrescentou “O País que queremos é o País onde todos possam ter oportunidades iguais, ter chance de estudar, trabalhar e cuidar da sua vida”.

O Parque Tecnológico Aeroespacial será instalado na Base Aérea de Salvador, em área cedida pela União ao Senai Cimatec, que será a instituição responsável pela gestão da unidade. A expectativa é que no primeiro semestre de 2025 já seja possível ter operações no complexo com a reforma de instalação já existente na Base Aérea.

O ministro da Defesa, José Múcio, destacou o potencial do Parque Tecnológico Aeroespacial na geração de emprego, renda e novas oportunidades para a população, em especial para os jovens que vivem na região Nordeste. “Com essa iniciativa, estamos construindo um futuro melhor onde educação, ciência e tecnologia estão a serviço da nossa segurança, da nossa economia e do nosso povo”, afirmou.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que, em 2023, o governo investiu R$ 1 bilhão no setor aeroespacial e destacou o impacto do setor para a industrialização em novas bases tecnológicas e geração de empregos.

“A cadeia aeroespacial tem repercussões que perpassa várias cadeias produtivas, pela complexidade, e tem grande impacto positivo na educação, na formação de mão de obra especializada, na geração de emprego de alta qualidade e reduz a fuga de cérebros no País, que é um fenômeno que precisamos enfrentar”, disse.

As ilhas de atuação do Parque Tecnológico Aeroespacial serão divididas em quatro vertentes: Espaço, Defesa, Mobilidade Aérea Avançada e Aeronáutica Comercial. Entre os temas a serem estudados estão sistemas avançados de voo e de controle de tráfego aéreo, sistemas de engenharia aeroespacial, novas tecnologias de energia e propulsão (SAF), cibersegurança aeroespacial, sensores e eletrônica espacial e sistema de defesa e segurança.

Ações do Governo Federal para o Nordeste

Na cerimônia em Salvador, o Presidente Lula lembrou que pequenos e médios produtores rurais do Nordeste enfrentam dificuldades em razão da seca e afirmou que eles receberão apoio federal. “Não fiquem preocupados que o Governo Federal vai ajudar vocês saírem dessa enrascada, pode levar um pedaço da conta pra nós, que nós seremos sócios na reconstrução da capacidade de produção”, afirmou o Presidente.

Lula ainda afirmou que uma unidade do Instituto de Tecnologias Avançadas para a Formação (ITA) será instalada no Ceará. “É um centro de excelência e vamos fazer no Ceará porque 40% dos jovens que fazem vestibular para ir pro ITA são do Ceará”, informou. Atualmente, o ITA tem uma unidade em São José dos Campos (SP).

Fonte: Agência Gov/ Foto: Ricardo Stuckert/PR

fonte original do Montanhas Capixabas

Confira mais Notícias

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte