Marcelo Adnet em ensaio técnico da Mocidade — Foto: José Raphael Bêrredo/g1
Após reclamações feitas no último domingo (6) sobre o primeiro dia da temporada 2024 de ensaios técnicos das escolas de samba, os desfiles terão novo horário e uma nova data para a Mocidade.
A escola de Padre Miguel se queixou muito do carro de som durante seu ensaio no domingo.Já o horário de início do desfile (20h30) foi alvo de queixas até do prefeito Eduardo Paes e, a partir de domingo (14), os testes começarão às 19h30.
“Após reunião plenária, ficou decidido que a Mocidade fará um novo ensaio técnico na Sapucaí, no dia 21, excepcionalmente às 18h30, antes de Tuiuti e Salgueiro. Também houve mudança no horário dos demais dias. A partir deste domingo, a primeira escola se apresentará às 19h30”, informou o Rio Carnaval, canal oficial dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, em suas redes sociais.
A Mocidade tinha emitido uma nota ainda na noite do ensaio expressando seu descontentamento com a situação: “A Mocidade Independente de Padre Miguel vem, através dessa nota, pedir respeito ao nosso pavilhão, que tem mais de 60 anso de carnaval. Foram meses de preparação para chegar até o ensaio técnico, nosso grande teste antes do desfile oficial e passarmos por uma situação inacreditável como a que vivemos hoje: o carro de som oficial apresentou graves problemas durante todo o nosso ensaio”.
A escola citou que houve um atraso de uma hora por problemas no carro de som: “Atrapalhou todo o nosso esquenta”. A nota cita ainda que o microfone seguiu com problemas ao longo do desfile, “atrapalhando a execução”. O texto diz ainda que o atraso atrapalhou a volta para casa dos componentes, que “perderam seus meios de transporte para a Zona Oeste”, onde fica Padre Miguel.
De acordo com o jornal O Globo, no dia seguinte ao ensaio, o presidente de honra da Mocidade, Rogério Andrade, chegou a ir pessoalmente na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) para pedir uma reunião plenária com os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial e a direção da Liga.
Em nota, a Porto da Pedra abriu mão de um ensaio técnico extra e afirmou que o fato da Mocidade ter uma nova data teve seu apoio (veja a íntegra no final da reportagem).
Paes afirma que pretende alterar horários de ensaios técnicos na Sapucaí — Foto: Redes sociais
Já o prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais para afirmar que fez um pedido para que a Liesa altere os horários das apresentações. “Solicitei hoje a @LIESA_RJ que tente passar para mais cedo os ensaios de domingo. O povo tem que trabalhar na segunda-feira”, escreveu o prefeito.
No entanto, cariocas que estiveram no 1º dia de ensaios na Sapucaí disseram que o maior problema não foi o horário, mas a falta de transporte para retornar para casa.
O que diz a Porto da Pedra
“O GRES Unidos do Porto da Pedra vem, através desta nota, comunicar que, após plenária realizada na noite desta terça, 09, em que se pleitou novo ensaio para a coirmã Mocidade Independente, abriu mão da data de um novo ensaio na Sapucaí entendendo que, apesar de reconhecer que houve falha no carro de som, nossa comunidade conseguiu, com muita valentia, superar a adversidade, mostrando exatamente um dos pontos que tínhamos por objetivo avaliar: o canto.
Estamos realizando um trabalho consistente, com dois ensaios semanais desde o mês de setembro de 2023 e, tudo o que pretendíamos testar para possíveis correções, foi feito. Seguiremos nossa preparação com a comunidade e os segmentos visando uma grande apresentação no dia 11 de fevereiro.
Deixamos claro que a opção de uma nova data nos foi dada de forma democrática como todas as decisões que devem ser tomadas em conjunto com os representantes das escolas. A Mocidade Independente, exercendo seu direito legítimo, está sendo apoiada não somente pela Porto da Pedra, mas por todas as coirmãs e realizará seu ensaio no próximo dia 21, às 18h30.
Em prol de um grande espetáculo, vamos juntos!
Atenciosamente,
fonte g1.globo.com