Ouça a Rádio Ao Vivo

A Polícia Militar Ambiental realizou apreensão de pássaros silvestres em cativeiro no Município de Afonso Claudio.

Nesta segunda-feira (08), uma equipe do DPMA de Afonso Claudio, da 1° Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, durante atendimento de denúncia anônima 181, realizou apreensão de 15 pássaros silvestres no município de Afonso Claudio-ES (Capital da biodiversidade do Estado).
Durante as averiguações, os militares constataram que o animais eram mantidos em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente, sendo identificado inclusive que alguns deles constam na lista de extinção, conforme o decreto estadual 5237-R/2022, como é o caso do pássaro popularmente conhecido como Trinca-Ferro, que foi contabilizado a quantia de 15 pássaros; além dos 7 Coleiros; 1 Tico-Tico; 01 catatal; 01 Papa Capim e 05 trinca ferro.
O responsável pela manutenção dos animais em cativeiro foi autuado pelo ilícito constatado, conforme prevê o Art. 29 da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com previsão de pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.
Todos animais apreendidos serão encaminhados ao órgão ambiental competente, onde receberão os cuidados necessários para reintrodução ao habitat natural.
Denúncias devem ser realizadas através do Disque Denúncia 181, ou pelo sítio eletrônico https://disquedenuncia181.es.gov.br

Confira mais Notícias

Seis novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Recepção do Cachoeirense Ausente será nesta segunda-feira (24)

Confira as unidades de saúde que abrem neste sábado (22) para vacinação

Em operação na BR-101, PM apreende quase 30 kg de maconha

Suspeito de roubo é baleado e preso após esfaquear policial em Cachoeiro

Despedida de Jorge Moraes, sósia do técnico Jorge Jesus, acontece no Rio de Janeiro

Fogueira de Rio Novo cresce ainda mais e fica maior que um prédio de 8 andares

Espírito Santo é o 1º do Brasil nos investimentos à ciência e tecnologia