Arquibancadas abertas para cariocas e turistas, que poderão assistir gratuitamenteDivulgação / Rio Carnaval
Rio – O governo estadual montou uma operação integrada para os ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, neste fim de semana, para oferecer segurança e facilidade de acesso aos foliões. As agremiações da Série Ouro se apresentam ao público neste sábado (6), com União do Parque Acari, Arranco do Engenho de Dentro, Império da Tijuca e Estácio de Sá. No domingo (7), será a vez do Grupo Especial, e a Porto da Pedra e Mocidade vão mostrar uma parte do que pretendem levar para os desfiles.
A Polícia Militar vai atuar com sistema avançado de videomonitoramento, incluindo câmeras de reconhecimento facial e drones para o esquema especial de patrulhamento e fiscalização. Equipes dos 4º BPM (São Cristóvão) e 5º BPM (Praça da Harmonia), junto com agentes de unidades especiais, também estarão presentes no evento. A ação contará com um carro-comando da corporação na avenida, equipado com uma torre de observação com quatro câmeras alinhadas ao sistema de reconhecimento facial, amplitude de 360º e um drone com a mesma tecnologia de identificação.
No evento, equipes educativas do Programa Lei Seca vão realizar, a partir das 18h, ações educativas com o objetivo de conscientizar os foliões sobre a importância de não dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas.
Já a Cedae, por sua vez, vai disponibilizar dez aguadeiros com 60 bombonas de água por dia ao público, cada uma com 11 litros, das 8h à meia-noite.
Além do efetivo dos quartéis da área, o Corpo de Bombeiros vai atuar preventivamente com motolâncias e ambulâncias para acompanhar os ensaios. Com isso, garantirá o primeiro atendimento ao público em caso de emergências.
Metrô estende horário de funcionamento
O MetrôRio funcionará em horário estendido, a partir deste domingo (7), até meia-noite, nas estações Central do Brasil e Praça Onze para atender o público que vai acompanhar os ensaios técnicos no Sambódromo. O esquema será adotado também nos dias 14, 21 e 28 de janeiro e 4 de fevereiro.
As demais estações fecharão normalmente, às 23h, aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque.
Já nas apresentações das escolas da Série Ouro, que acontecem aos sábados, o horário de funcionamento de rotina será mantido, das 5h à meia-noite, exceto no dia 20 de janeiro. No Feriado de São Sebastião, a operação será até as 23h, como o funcionamento de costume aos feriados.
O funcionamento do metrô na Superfície vai operar das 5h às 23h30 no sábado. Já no domingo, o horário será das 7h às 22h30.
Já a circulação de trens da SuperVia será mantida conforme a grade normal.
fonte https://odia.ig.com.br/