A Secretaria da Saúde (Sesa) promoveu o evento “Sensibilização dos Gestores de Maternidades Estaduais na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”. A atividade ocorreu nessa quarta-feira (24), no auditório do Sebrae, em Vitória.
Organizada pela Subsecretaria de Atenção à Saúde da Sesa, por meio da Gerência de Política e Organização das Redes de Atenção em Saúde (Geporas), a reunião teve como objetivo a promoção da Iniciativa Hospital Amigo da Criança – uma ação para o fortalecimento do aleitamento materno e a humanização do atendimento a mães e recém-nascidos – e contou com a presença de especialistas estaduais e nacionais, incluindo representantes do Ministério da Saúde.
Durante o encontro, foram discutidas as melhores práticas e estratégias para a implantação da IHAC em todas as maternidades da Rede Materno-Infantil do Espírito Santo. “A iniciativa visa não apenas à promoção do aleitamento materno, mas também ao cuidado respeitoso e humanizado durante o pré-parto, parto e pós-parto”, destacou o subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino.
A programação do evento incluiu palestras e debates sobre a situação do aleitamento materno no Brasil, os benefícios da amamentação, e as bases científicas dos “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”. Os participantes também assistiram a um vídeo sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças da Primeira Infância (NBCAL), que regulamenta a publicidade e a venda de produtos voltados para essa faixa etária.
Além disso, houve uma sessão dedicada ao processo de credenciamento das maternidades na IHAC, em que foram apresentados os planos de trabalho das maternidades e o questionário de autoavaliação necessário para o credenciamento. Os gestores presentes discutiram o plano de implementação das atividades da IHAC em suas respectivas maternidades, sob a orientação de facilitadores locais.
O evento é parte de uma série de ações da Secretaria da Saúde para reduzir a mortalidade infantil no Estado, alinhadas com as políticas de saúde da criança e da mulher. Por meio da IHAC, os hospitais que aderem à iniciativa recebem um título de qualidade, reconhecendo seus esforços em garantir um ambiente favorável ao aleitamento materno e ao atendimento humanizado.
“A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Espírito Santo com a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde, buscando sempre o melhor para as mães e crianças atendidas na Rede Pública de Saúde do Estado”, ressaltou o subsecretário Tadeu Marino.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa
original do Montanhas Capixabas