Fotos: Diocese de Cachoeiro
Em homenagem a São João Batista, celebrado nesta segunda-feira, 24, a Festa é realizada em Cachoeirinha, Rio Novo do Sul. A comemoração teve origem há 11 anos. O tradicional evento é marcado pela queima da fogueira gigante que neste ano teve 26 metros – o que equivale aproximadamente a um prédio de 8 andares, e aconteceu no último sábado, 22.
Uma programação de Celebrações da Palavra, Missa, atrações musicais e até show pirotécnico marcou os quatro dias de festividade. A praça de alimentação também agradou aos paladares, já que a aposta foi na culinária regional e nos doces típicos do mês de junho.
“Estamos fabricando doces caseiros há mais de um mês. Foram mais e 1,7 mil pacotinhos produzidos”, afirmou a voluntária Clarice Casteglione, de 46 anos.
Conforme a organização do evento, para construção da fogueira gigante, os esteios são fincados e amarrados cuidadosamente, “tora por tora, lenha por lenha” até ser erguida com total segurança. Foram 18 toneladas de lenha.
A ideia de fazer uma fogueira foi do agricultor José Carlos Fachim, de 75 anos, que conta com a ajuda de voluntários para a montagem.
“A gente já sempre fazia uma fogueira pequena, mas com o passar do tempo ela foi subindo e chegou aos 26 metros. Quanto mais cresce, mais gente vem vê-la”, contou José.
Neste ano a fogueira começou a ser construída no dia 31 de maio e ficou pronta no dia 17 de junho
“Foi quase um mês com muito sol, muito esforço. A gente sempre conta com a ajuda de voluntários e sempre dá tudo certo”, relatou.
O fogo é ateado de cima para baixo, para que aos poucos vá queime em toda a madeira. É o próprio seu José que acendeu a chama (vídeo abaixo).
“Nós usamos os cabos de aço para conseguir puxar a palha com óleo, quando chega quase no topo, a fogueira é acesa”, explicou o agricultor.
Foram mais de 24 horas para toda a fogueira queimar. Nesta segunda-feira, Solenidade de São João Batista, acontece a Santa Missa em honra ao padroeiro, às 19 horas, presidida pelo padre Joselito Ramalho Nogueira, pároco local.
Confira os vídeos
São João Batista
São João Batista é filho de Isabel que, de acordo com as escrituras bíblicas, é prima de Maria, mãe de Jesus. Portanto, ele era considerado primo de Jesus.
São João é aquele que “aponta” para a chegada do Cristo. Isso porque ele anunciava que Jesus estava por vir enquanto realizava os batismos no Rio Jordão e durante as pregações realizadas por ele. Quando ficou adulto, João morou por um período no deserto para se dedicar à oração a realizar sacrifícios.
São João é considerado um grande santo da Igreja Católica. Por isso, tem duas datas litúrgicas para recordar a vida dele. Uma é a data do nascimento, dia 24 de junho, e outra data é a da sua morte, dia 29 de agosto.
A morte de São João ocorreu depois que ele foi preso pelo Rei Herodes por falar de Jesus e criticar as autoridades da época. A cabeça de João foi pedida como presente de aniversário por Salomé, filha de Herdíades.
Fonte: Diocese de Cachoeiro
fonte original do Jornal Fato