O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) participou de mais uma edição do Espírito Santo Innovation Experience (ESX), reconhecido como o maior evento de inovação do Estado. Neste ano foram apresentados, no estande do Governo do Estado, o aplicativo Gota de Vida, o jogo educativo Caça Dengue e os Programas de Residências em Saúde. O evento aconteceu entre sexta-feira (14) e domingo (16) e reuniu empreendedores, estudantes e pesquisadores de diversas áreas em uma programação com palestras e ações simultâneas.
Os participantes puderam testar e baixar o aplicativo Gota de Vida, desenvolvido pelo ICEPi em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), com o objetivo de fomentar a cultura de doação de sangue. Algumas das principais funcionalidades são o mapa dos hemocentros públicos, que traz informações atualizadas dos níveis dos bancos de sangue; agendamento on-line facilitado; formulário para identificar possíveis impedimentos para a doação; contagem regressiva para a próxima doação; quiz educativo e outras. O aplicativo está disponível de forma gratuita para dispositivos móveis que utilizem Android ou iOS: https://app.gotadevida.icepi.es.gov.br/
Já o jogo Caça Dengue permite uma vivência completa sobre o mosquito de forma lúdica, educativa e preventiva, apresentando os conceitos básicos da doença, os sintomas e a importância de eliminar os focos. O jogo ainda conta com “Jogo da Memória”, “Quebra-Cabeça”, “Limpe o Parque” e “Coleta Seletiva”. Ele é gratuito e está disponível para baixar no sistema Android e iOS e também em computadores pelo site: https://jogoseducativos.saude.es.gov.br/#/
Presença no ecossistema de inovação
O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, esteve no ESX e avaliou que o evento é uma oportunidade para que a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do instituto, demonstre os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS). “O setor saúde se desenvolve para cada vez mais atender as necessidades dos usuários”, pontuou o diretor.
O gerente de Inovação, Ricardo Costa, também participou das atividades e destacou a importância de eventos como esse. “Estamos inseridos no ecossistema de inovação como uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) 100% pública, que fomenta ações inovadoras para garantir a qualidade e o acesso dos usuários ao SUS”, disse Santos.
O ESX 2024 foi organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com a participação de outros órgãos públicos do Governo do Estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa
fonte original do Montanhas Capixabas