Um Projeto de Lei da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante pretende ampliar o horário de funcionamento das creches municipais em uma hora. A proposta, já encaminhada para a Câmara Municipal, solicita o aumento do número de agentes de apoio educacional, cargo que irá viabilizar a ampliação do atendimento das creches até as 17 horas, um pedido antigo da comunidade.
O funcionamento das creches em dez horas proporcionará mais uma hora de cuidado e aprendizado para as crianças. A iniciativa vai ao encontro de uma demanda existente na comunidade, com a maioria dos pais trabalhando até às 17 horas.
“Essa ação é uma ação importantíssima e a gente sabe que vai atender a uma necessidade familiar e também mais pedagogicamente essas crianças. A ampliação de carga horária, antes das 7h às 16h, as crianças ficavam um total de nove horas nas creches. E com mais uma hora, isso requer uma mudança da rotina das crianças, que implica na parte de reestruturação pedagógica”, afirma a secretária Municipal de Educação, Sirlene Mazzocco.
Glauciqueli Bernabé, uma das coordenadoras de Educação Infantil, ressalta que a mudança tem como principal objetivo o bem-estar das crianças. “É uma mudança muito grande. Uma hora a mais na creche implica em toda uma reestruturação das rotinas. Mas a gente sabe que vai ser um benefício muito grande para as famílias e para as crianças da nossa rede”.
O prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, disse: “E isso é mais um avanço, mais um benefício, pensando no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida da nossa população. Na educação não existem gastos, existe investimento!”.
fonte fmz