Moradores e comerciantes de Ponto Alto, em Domingos Martins, ficaram desesperados após um forte temporal atingir a localidade na tarde desta terça-feira (09). Ruas, casas e comércios no centro do distrito martinense foram tomados pela água do rio Jucu Braço Norte, que transbordou.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, equipes foram ao local prestar socorro aos atingidos pela enchente. Em vídeos que foram compartilhados em grupos de WhatsApp e em redes sociais é possível ver as ruas da localidade totalmente alagadas, e a água invadindo comércios e residências.
No vídeo abaixo, é possível ver moradores desesperados tentando abrir o portão de uma garagem, que estava sendo destruído pela força da água. Um freezer, cadeiras e outros móveis foram arrastados pela correnteza. Moradores conseguiram segurar alguns objetos. Assista abaixo.
A Defesa Civil Municipal relatou dificuldade para chegar ao local devido a diversos pontos de deslizamento de terra encontrados no caminho. Equipes do Corpo de Bombeiros tiveram trabalho para cortar árvores que caíram em vias da região, mas não foram até Ponto Alto, pois equipes da Prefeitura e da Defesa Civil Municipal estavam atuando no local.
Em outro vídeo é possível ver a correnteza descendo de uma plantação de café e a água barrenta seguindo pela rodovia e indo em direção ao centro do distrito. Assista abaixo. Em uma farmácia, dezenas de caixas de medicamentos ficaram boiando na água que inundou o estabelecimento.
“O alto volume pluvial elevou o nível do Rio Jucu Braço Norte, que passa pelo local, chegando a invadir comércios, residências e a escola local. No momento, a Defesa Civil está trabalhando para auxiliar a população no que for possível e irá informar com mais detalhes a respeito das medidas tomadas e dados estatísticos a respeito da situação”, informou a assessoria da Prefeitura.
Em um vídeo gravado por um drone, pelo morador Edu Strey, é possível ver a escola do distrito totalmente alagada. Assista abaixo. Edu gravou diversos vídeos mostrando o distrito debaixo d’água.
Apesar da destruição deixada pelo temporal, não há informações de feridos. Nas próximas horas deverão ser emitidos boletins informativos com atualização da situação das chuvas no município.
Texto: Julio Huber/ Fotos e vídeos: Redes sociais
fonte original do Montanhas Capixabas