A entrada é gratuita e, após os ensaios, acontecerão shows de samba e pagode; confira a programação completa
As escolas de samba do Grupo Especial já começaram a se preparar para o Carnaval de Vitória 2026, e logo no início de janeiro, iniciam os ensaios técnicos, momento em que as agremiações reúnem os quesitos na passarela oficial dos desfiles para treinar o espetáculo que irão apresentar.
Segundo Edson Neto, presidente da Liesge, esse é o momento de fazer um treino de luxo. “É a hora de ensaiar, levar a comunidade, treinar os quesitos, uma oportunidade de aproveitar a estrutura que já deve estar 70% pronta”. Ainda segundo Neto, os ensaios foram mantidos nos fins de semana para atrair ainda mais público.
Os ensaios acontecem a partir das 20h, e a entrada é gratuita. Após a passagem das agremiações, acontecem shows de samba e pagode, uma forma de entreter o público e arrecadar dinheiro para as escolas.
Calendário
- 3 de janeiro: Rosas de Ouro e Jucutuquara
- 10 de janeiro: Imperatriz do Forte e Novo Império
- 17 de janeiro: Pega no Samba e Piedade
- 24 de janeiro: Andaraí e MUG
- 31 de janeiro: Chegou o Que Faltava e Boa Vista
Enredos já definidos
Em 2026, a Imperatriz do Forte vai falar sobre “Xirê: Festejo às raízes”, enquanto a Mocidade Unida da Glória mergulha no “Diário Verde de Teresa de Baviera”. Já a Jucutuquara vai homenagear Maria Padilha.
A Unidos da Piedade e a Boa Vista vêm falando de temas importantes para a comunidade: na escola de Vitória, “O canto livre de Papo Furado”, e na agremiação de Cariacica “João do Congo: a voz que dança nas folhas da resistência”.
Fonte: https://www.agazeta.com.br/hz/cultura/carnaval-2026-ensaios-tecnicos-do-grupo-especial-comecam-em-janeiro-0925
