Mauro Nascimento
Região de rara beleza cênica, uma parte quase intocada do litoral capixaba, contemplada por falésias tão exuberantes, observam especialistas, quanto às de famosas praias nordestinas.
Trata-se do extremo sul do município de Marataízes, que serve de palco há quase duas décadas para a concorrida Caminhada Litorânea.
Durante o tradicional evento, cerca de 15 quilômetros são transpostos em aproximadamente quatro horas. Boa parte do percurso, em direção à área central do balneário, é por praias semidesertas.
A região – após intensa movimentação de ecologistas, fomentada pelo surgimento, em meados dos anos 2000, da Caminhada Litorânea – foi transformada em Unidade de Conservação (UC). A finalidade da medida é preservar sítios naturais raros.
A décima oitava edição da prova está marcada para o próximo dia 27. O valor da taxa de inscrição é R$ 70,00 – mais informações em (https://litoranea.caminhadasetrilhas.com.br/). A realização é da ONG Caminhadas e Trilhas, com patrocínio da Unimed Sul Capixaba.
Público
Centenas de pessoas – gente de todas as idades, oriunda de diversas cidades do Espírito Santo, de outros Estados, e até mesmo do exterior – costumam participar. A Caminhada Litorânea envolve a população local, veranistas e turistas em uma atividade que engloba preservação ambiental, esporte, saúde, turismo e cultura. Em um dos pontos mais apropriados e belos do país, gerando renda para as comunidades locais e divulgando o potencial turístico de Marataízes.
Para garantir a segurança e o conforto dos participantes há ambulância e paramédicos de apoio, pontos de hidratação e frutas ao longo do trajeto, além de resgate em dois locais estratégicos. Quem preferir e for atleta pode fazer o caminho correndo.
Início
O ponto de encontro para a partida é em frente ao Bar do Penquinha (Avenida Atlântica, 300, Praia Central), às 06h30. Para embarque no transporte (incluso na taxa de inscrição) para o local de início da caminhada.
Confraternização
A chegada está prevista para a partir das 11h30. Há confraternização, com show musical (da banda de rock Mary Di), em tenda montada na Praia Central, em frente ao Bar do Penquinha.
fonte original do Jornal Fato