Ouça a Rádio Ao Vivo

2024: Universidade Aberta Capixaba oferta mais de 4,6 mil vagas

Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), apresentou recentemente os novos cursos que serão disponibilizados este ano pela Universidade Aberta Capixaba (UnAC), além do anúncio da parceria com novas instituições de ensino: Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (ESMAGES).

Essas instituições se unem aos atuais parceiros – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) -, ampliando a oferta de educação superior gratuita aos capixabas.
Em 2024, serão ofertadas pela Universidade Aberta Capixaba um total de 4.661 vagas, abrangendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e de extensão.

Somando os cursos vigentes de 2022, 2023 e 2024, o Governo do Estado chega à marca de 8.064 vagas, em um investimento de R$ 42 milhões. Inserido no âmbito do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, o Programa de Estado denominado Universidade Aberta Capixaba – UnAC foi estabelecido em 2021, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Sua missão consiste em coordenar políticas públicas de Ensino Superior lato sensu e stricto sensu (graduação, especialização, aperfeiçoamento, mestrado, doutorado e extensão).

A iniciativa visa ampliar e interiorizar a disponibilidade de cursos e programas de educação superior no estado do Espírito Santo, adotando uma abordagem híbrida (online e presencial) nos polos já estabelecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a realização dos cursos. Atualmente, contamos com 29 polos autorizados, com a perspectiva de abrir novos polos no futuro.

Impulso

O Programa impulsiona a formação de profissionais na área de educação superior, oferecendo cursos exclusivamente aprovados pela UnAC e executados por instituições como o Ifes, Ufes e Fames. Essas entidades apresentam projetos que buscam suporte financeiro para viabilizar a implementação dos cursos definidos.

Destaca-se que, em 2022, foram disponibilizadas 1.240 vagas, sendo 320 voltadas para graduação e 920 destinadas a cursos de pós-graduação lato e stricto sensu em colaboração com o IFES e UFES. Já em 2023, a oferta de vagas expandiu-se para 2.163, abrangendo 120 para graduação, 1.960 para oito pós-graduações, 66 para três mestrados e 17 para um doutorado.

Oportunidade

O governador Renato Casagrande destacou a importância das novas oportunidades de formação e a chegada de novos parceiros. “Estamos comprometidos em fortalecer a educação profissional, promovendo a inovação e o avanço tecnológico no Espírito Santo. A parceria estabelecida com instituições reforça o empenho em proporcionar oportunidades educacionais de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos cidadãos”, disse.

“É com grande satisfação que anunciamos as 8.064 vagas em cursos de ensino superior pela UnAC, reforçando nosso compromisso com a democratização do conhecimento. A oferta dessas oportunidades não apenas impulsiona o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, mas também desempenha um papel crucial na promoção da igualdade social. Acreditamos que o acesso à educação superior é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, declarou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

Fiscalização eletrônica de velocidade é restabelecida aos poucos

Após perseguição, foragido é capturado em Alegre

Dia do Policial Civil é ‘comemorado’ com prisão e apreensões em Guaçuí

Carreta tomba na BR-101 em Mimoso do Sul

Morre Mazinho Schwambach, colunista social de Domingos Martins e região

Mais de 50 médicos do Espírito Santo respondem por processo no CRM

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

Seleção capixaba de handebol disputa Campeonato Brasileiro Cadete