Ouça a Rádio Ao Vivo

2024: Universidade Aberta Capixaba oferta mais de 4,6 mil vagas

Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), apresentou recentemente os novos cursos que serão disponibilizados este ano pela Universidade Aberta Capixaba (UnAC), além do anúncio da parceria com novas instituições de ensino: Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (ESMAGES).

Essas instituições se unem aos atuais parceiros – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) -, ampliando a oferta de educação superior gratuita aos capixabas.
Em 2024, serão ofertadas pela Universidade Aberta Capixaba um total de 4.661 vagas, abrangendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e de extensão.

Somando os cursos vigentes de 2022, 2023 e 2024, o Governo do Estado chega à marca de 8.064 vagas, em um investimento de R$ 42 milhões. Inserido no âmbito do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, o Programa de Estado denominado Universidade Aberta Capixaba – UnAC foi estabelecido em 2021, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Sua missão consiste em coordenar políticas públicas de Ensino Superior lato sensu e stricto sensu (graduação, especialização, aperfeiçoamento, mestrado, doutorado e extensão).

A iniciativa visa ampliar e interiorizar a disponibilidade de cursos e programas de educação superior no estado do Espírito Santo, adotando uma abordagem híbrida (online e presencial) nos polos já estabelecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a realização dos cursos. Atualmente, contamos com 29 polos autorizados, com a perspectiva de abrir novos polos no futuro.

Impulso

O Programa impulsiona a formação de profissionais na área de educação superior, oferecendo cursos exclusivamente aprovados pela UnAC e executados por instituições como o Ifes, Ufes e Fames. Essas entidades apresentam projetos que buscam suporte financeiro para viabilizar a implementação dos cursos definidos.

Destaca-se que, em 2022, foram disponibilizadas 1.240 vagas, sendo 320 voltadas para graduação e 920 destinadas a cursos de pós-graduação lato e stricto sensu em colaboração com o IFES e UFES. Já em 2023, a oferta de vagas expandiu-se para 2.163, abrangendo 120 para graduação, 1.960 para oito pós-graduações, 66 para três mestrados e 17 para um doutorado.

Oportunidade

O governador Renato Casagrande destacou a importância das novas oportunidades de formação e a chegada de novos parceiros. “Estamos comprometidos em fortalecer a educação profissional, promovendo a inovação e o avanço tecnológico no Espírito Santo. A parceria estabelecida com instituições reforça o empenho em proporcionar oportunidades educacionais de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos cidadãos”, disse.

“É com grande satisfação que anunciamos as 8.064 vagas em cursos de ensino superior pela UnAC, reforçando nosso compromisso com a democratização do conhecimento. A oferta dessas oportunidades não apenas impulsiona o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, mas também desempenha um papel crucial na promoção da igualdade social. Acreditamos que o acesso à educação superior é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, declarou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

fonte original do Jornal Fato

Confira mais Notícias

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte