Neste domingo (4), Cachoeiro de Itapemirim será palco das 10 Milhas do Mármore e Granito, uma das corridas mais desafiadoras do Sul do Espírito Santo, que reúne esporte, beleza, turismo e solidariedade.
“É uma das maiores corridas privadas do Sul do Espírito Santo, atraindo atletas de todo o estado, além de participantes do Rio de Janeiro e Minas Gerais,” destaca Rogério Bono, organizador do evento.
Segundo Bono, o limite de inscritos já foi atingido, e 650 corredores estarão participando do desafio.
O percurso da corrida é um dos grandes atrativos. Com opções de trajetos de 7 km e 16 km, os corredores passam pela Rodovia do Contorno e têm a oportunidade de correr aos pés do Pico Itabira, um dos cartões postais de Cachoeiro.
“É um trajeto desafiador, sem retas, apenas subidas e descidas, o que o torna uma das corridas de rua mais difíceis do estado. Mas é justamente essa dificuldade, aliada à beleza natural do percurso, que encanta os participantes,” afirma Bono.
Para os corredores iniciantes, a prova de 7 km é a melhor opção, enquanto os mais experientes podem se aventurar nos 16 km.
A premiação inclui os cinco primeiros colocados gerais em ambas as distâncias, além dos cinco primeiros colaboradores do setor de rochas, incentivando a prática esportiva entre os trabalhadores do setor.
Uma novidade deste ano é a premiação para a maior equipe do setor de rochas. “As empresas estão incentivando seus colaboradores a participarem, e vamos premiar a empresa com o maior número de inscritos,” finaliza Bono.
A entrega dos kits da corrida será na Casa de Cultura Roberto Carlos, um ponto turístico que muitos corredores de fora não conhecem. “Queremos que eles visitem e se encantem com nossa cidade,” explica o organizador.
O evento também tem um cunho social. “Arrecadamos materiais de higiene, como creme dental, escovas de dentes e sabonetes, que são direcionados para projetos sociais da Rochativa, o braço social do setor de rochas ornamentais,” comenta Bono.
fonte original do Dia a Dia ES